Ouça a UELFM                             
Produção
Janaína Ávlia
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEL, Janaína atuou como jornalista na área de impresso e assessoria de imprensa na cidade até 2006, quando se mudou para a Itália onde viveu 13 anos. Voltou para a UEL FM primeiro como convidada do Trem das Onze, com uma Coluna e depois, com o Mundo Sonoro na programação da UEL FM, desde 2019.
 
Mundo Sonoro

Mundo Sonoro #28 - Terceira Temporada
30/07/2021
.

Um Mundo Sonoro recheado de novidades, só para você! Nesta edição, nosso passeio começa na República dos Camarões com um garimpo feito pela gravadora Analog Africa para o disco “Cameroon Garage Funk” que deve sair em setembro. Dele, ouvimos Los Camaroes  e Willie Songue et Les Showmen , duas bandas que representam um pouco do que seria o cenário musical nos anos 70 em Iaundé, a capital do país na África Central. Seguimos viagem e vamos para o Mali, com Boubacar “Badian” Diabate, artista escolhido para a estreia da Lion Song Records, selo de Banning Eyre, apresentador do programa radiofônico “Afropop” nos Estados Unidos. Em Uganda, vamos ouvir Rachel Magoola, com um disco novo depois de alguns anos longe dos estúdios.

Em Bahamas, encontramos Joseph Spence um virtuoso do violão e que começou sua carreira entre os pescadores da Ilha, cantando harmonias vocais com eles até tarde da noite. Uma música e  um estilo que  é totalmente seu e inspirou várias gerações desde que ele foi descoberto no final dos anos 50. Em Cuba, mais precisamente em Guantánamo, descobrimos o sentido da palavra “festa” com o Grupo Changüí de Guantánamo e sem deixar de lado as sonoridades cubanas, seguimos para o Canadá com a Timba MM. Na Argentina, celebramos o centenário de Astor Piazzola com María Cangiano e vamos para os Estados Unidos, dançar o “nuevo tango” com Los Tangueros del Oeste.

Essa viagem termina no Japão com a Minyo Crusaders (na foto), uma banda que reinterpreta músicas folclóricas japonesas históricas tradicionais (as “min'yō”) com ritmos latinos, africanos, caribenhos. Numa mistura incrível da tradição milenar com grooves tropicais suntuoso, cumbia, jazz etíope, pop tailandês, afro funk e reggae. Ouvimos duas faixas do disco “Le Guess Who?” que foi gravado ao vivo, durante um show em Utreque, nos Países Baixos, na turnê europeia da banda em novembro de 2019, antes da pandemia. Confira a lista completa das músicas do programa:

01. Los Camaroes - “Ma Wde Wa” (Camarões)

02. Willie Songue et Les Showmen – “Moni Ngan” (Camarões)

03. Boubacar Badian Diabaté – “Fadento” (Mali)

04. Rachel Magoola – “Bufuubi” (Uganda)

05. Joseph Spence – “Run Come See Jerusalem” (Bahamas)

06. Grupo Changüí de Guantánamo – “Hazlo Como Yo” (Cuba)

07. Timba MM – “The Viking Rhythm” (Canadá)

08. María Cangiano – “Adios Nonino” (Argentina)

09. Los Tangueros del Oeste – “Alma Vieja” (Estados Unidos)

10. Minyo Crusaders – “Kushimoto Bushi” (Japão)

11. Minyo Crusaders – “Aizu Bandaisan” (Japão)


Foto: Jorah Zaterdag/Divulgação

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)
Mundo Sonoro #28- Terceira Temporada (85.73mb)
ARQUIVOS
2021
2020
2019
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM