Ouça a UELFM                             
Produção
Janaína Ávlia
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEL, Janaína atuou como jornalista na área de impresso e assessoria de imprensa na cidade até 2006, quando se mudou para a Itália onde viveu 13 anos. Voltou para a UEL FM primeiro como convidada do Trem das Onze, com uma Coluna e depois, com o Mundo Sonoro na programação da UEL FM, desde 2019.
 
Mundo Sonoro

Mundo Sonoro #25 - Terceira Temporada
09/07/2021
.

Nessa edição do Mundo Sonoro, um passeio por uma grande variedade de estilos e nacionalidades, fazendo o que há de bom na tal musica “fusion”. Essa viagem nos leva para o Quênia, com duas faixas do novo disco de Fadhilee Itulya. Recuperamos a banda de Porto, Portugal, a Bugalhos, com uma faixa do primeiro disco do grupo, lançado em março, no Equinócio de Primavera. Na Bélgica, encontramos a banda MISST (na foto)  que para o álbum de estreia escolheu percorrer as tradições musicais de uma Europa que parece infinita, transformando a música tradicional em algo que combina com os debates acerca de cultura e identidade, numa longa jornada através de muitas línguas regionais europeias. O sexteto feminino “Bel Cirque” também é belga mas nos leva para um passeio na América do Sul, com uma musica impregnada de referências latinas.

Na França encontramos uma turma que faz música carregada da mistura de origens que formam o DNA de cada um. Constance Amiot nasceu em Abidjan, na Costa do Marfim, cresceu nos Camarões e nos Estados Unidos e desde 2000 mora em Paris. Carlton Rara tem origens no Haiti, David Walters nas Antilhas e Celia Wa, cresceu em Guadalupe, onde começou a tocar flauta e o Ka, um instrumento de percussão tradicional da Índia Ocidental. Ela faz uma música que é um mix de eletrônica com influências caribenhas que Celia Wa chama de “Karibfurusound”.

Em Angola, ouvimos Dino Ferraz com a música- manifesto “Careca Não”, um recado bem dado para quem vive de preconceito e racismo estrutural. Em Cuba, descobrimos juntos a música do grupo Okuté que tem como proposta, uma nova roupa para a clássica música cubada. No Gabão um ótimo exemplo do poder da “afro-disco” com Jean Odeno e sempre na pista de dança, descobrimos a música do coletivo de DJs Mawimbi, com os colombianos do Ghetto Kumbé (guarde esse nome) e do K.O.G, de Gana.

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da CBFwebRADIO - GLOBAL MUSIC NETWORK (www.cbfwebradio.com) às terças, às 16 horas, às quartas, às 10 horas, sexta, às 13 horas e na segunda-feira, à meia-noite, (horário de Brasília). Ouça também na programação da Malagueta Webradio (www.malaguetawebradio.com), às quintas (20hs), aos sábados (14hs) e às terças (10hs). Siga o Mundo Sonoro nas redes sociais: no Facebook (www.facebook.com.br/mundossonoro) e no Instagram: (www.instagram.com.br/mundossonoro). Confira a playlist completa:

01. Fadhilee Itulya – “Marashi Ya Pemba” (Quênia)

02. Fadhilee Itulya – Sengonanga (Kenya)

03. Bugalhos – “Alba” (Portugal)

04. MISST – Sur l’Eau (Bélgica)

05. Bel Cirque – “Locura” (Bélgica)

06. Constance Amiot - Résonances (França)

07. Carlton Rara – Choukoun (França/Haiti)

08. David Walters feat. Celia Wa – “Lady” (França)

09. Dino Ferraz – “Careca Não” (Angola)

10. Okuté – “Caridad” (Cuba)

11. Jean Ondeno  - “Mayolye” (Gabão)

12. Mawimbi feat Ghetto Kumbé – “El Caribe” (França/Colômbia)

13. Mawimbi  feat. K.O.G. – “Kakraa” (França /Gana)

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)
Mundo Sonoro #25 - Terceira Temporada (70.94mb)
ARQUIVOS
2021
2020
2019
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM