Ouça a UELFM                             
Produção
Janaína Ávlia
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEL, Janaína atuou como jornalista na área de impresso e assessoria de imprensa na cidade até 2006, quando se mudou para a Itália onde viveu 13 anos. Voltou para a UEL FM primeiro como convidada do Trem das Onze, com uma Coluna e depois, com o Mundo Sonoro na programação da UEL FM, desde 2019.
 
Mundo Sonoro

Mundo Sonoro #24 - Terceira Temporada
02/07/2021
.

Oriente-se! Um Mundo Sonoro carregado de sonoridades orientais, um passeio pela música carregada de tradição e histórias de família. Começamos com força da música sefardita – nome do grupo de judeus expulso da Espanha com o Decreto de Alhambra em 1492 - interpretada, em ladino, pela americana Sarah Aroeste (na foto). Em seu novo disco, ela faz uma bela homenagem a Monastir, a cidade balcânica no cruzamento comercial entre a Turquia e a Europa Ocidental que acolheu seus ancestrais. Seguimos para a Argélia, com Kamel El Harrachi, um verdadeiro herdeiro do chaâbi, nome do gênero musical que nasceu no inicio dos século 20, no casbá de Argel e do qual o pai de Kamel é o maior representante.

Da coletânea “Henna”, que reúne vozes de jovens cantoras palestinas, ouvimos Nour Frateikh, da Cisjordânia, falando de amor e de como tudo ao nosso redor fica mais bonito quando estamos apaixonados. A banda Rastak, do Irã, nos leva para dançar com a sua música persa contemporânea. O grupo incorpora linguagem, cultura e história para um som bem embasado, fruto de uma extensa pesquisa sobre a música popular persa. Na Rússia, mais precisamente na República da Buriácia, descobrimos a voz surpreendente de Namgar, uma fusão da tradição dos buriat-mongol – nome de um povo indígena da Sibéria - com elementos modernos de rock e jazz.

Nossa passagem para a Índia, nos leva a celebrar a simplicidade da vida e amor, embalados pela música de Bapi' Das Baul, da oitava geração de uma família de místicos menestréis da música popular de Bengala. No Paquistão, reencontramos Ashraf Sharif Khan, maestro da cítara que, junto com o DJ e produtor Viktor Marek, mostram como a tradição conversa bem com a eletrônica ocidental. De volta ao Estados Unidos, ouvimos os dois primeiros singles da Elektric Voodoo, do disco que deve sair em agosto e que foi inspirado por esses tempos loucos que que estamos vivendo.

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da CBFwebRADIO - GLOBAL MUSIC NETWORK (www.cbfwebradio.com) às terças, às 16 horas, às quartas, às 10 horas, sexta, às 13 horas e na segunda-feira, à meia-noite, (horário de Brasília). Ouça também na programação da Malagueta Webradio (www.malaguetawebradio.com), às quintas (20hs), aos sábados (14hs) e às terças (10hs). Siga o Mundo Sonoro nas redes sociais: no Facebook (www.facebook.com.br/mundossonoro) e no Instagram: (www.instagram.com.br/mundossonoro). Confira o setlist completo:

1. Sarah Aroeste – “Oy Qui Muevi Mezis” (Estados Unidos)

2. Sarah Aroeste - “Od Bitola pojdov” (Estados Unidos)

3. Kamel El Harrachi - “El Behdja” (Argélia)

4. Nour Freteikh - “Everyting Has Changed” (Cisjordânia )

5. Rastak – “Ow Bordom” (Irã)

6. Rastak – Kamarey (Irã)

7. Namgar - “Yaboo - Aidoo” (Buriácia)

8. Bapi' Das Baul – “Kolshi” (India)

9. Ashraf Sharif Khan e Viktor Marek – “Kuch Karo” (Paquistão/Alemanha)

10. Elektric Voodoo – “Telescope” (EUA)

11. Elektric Voodoo – “Wake Up” (EUA)

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)
Mundo Sonoro #24 - Terceira Temporada (83.66mb)
ARQUIVOS
2021
2020
2019
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM