Ouça a UELFM                             
Produção
Janaína Ávlia
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEL, Janaína atuou como jornalista na área de impresso e assessoria de imprensa na cidade até 2006, quando se mudou para a Itália onde viveu 13 anos. Voltou para a UEL FM primeiro como convidada do Trem das Onze, com uma Coluna e depois, com o Mundo Sonoro na programação da UEL FM, desde 2019.
 
Mundo Sonoro

Mundo Sonoro #5 - Terceira Temporada
26/02/2021
.

Mais um passeio pela música e sem sair de casa. O Mundo Sonoro dessa semana vem dividido entre a África e a Europa e traz muitos lançamentos bacanas de artistas estreantes e outros seguindo a tradição através de gerações. Começamos na África do Sul, com a Urban Village, duas músicas do primeiro disco, o “Udondolo” (No Format), já disponível nas plataformas digitais. O mestre do kora Ballaké Sissoko, do Mali, também está de disco novo, com lançamento marcado para abril. “Djourou” é o primeiro single e dá nome ao disco. Na faixa, ele recebe a griote Sona Jobarteh, a primeira mulher instrumentista profissional no Kora dentro de uma das dinastias Griot da África Ocidental.

Ainda no Mali, descobrimos o novo disco de Anansy Cissé, que demorou bastante para ficar pronto, resistindo a tantas desaventuras. “Anoura” (Riverboat Records) significa luz e Anansy Cissé conseguiu fazer um disco lindo a partir de um panorama desolador. “Kanawa” (Awesome Tapes From Africa), é o novo disco de Nahawa Doumbia, uma das grandes vozes femininas do Mali, com mais de 40 anos de carreira. Ela representa música wassoulou, um estilo cantado especialmente por mulheres com letras a partir de temas do universo feminino.

Femi Kuti é filho de Fela Kuti e pai de Made Kuti. Os dois lançaram juntos um disco duplo, o “Legacy +” (Partisan). Três gerações lutando contra o racismo, a corrupção, a divisão, desigualdade e indiferença através do afrobeat. O disco mostra como a dinastia dos Kuti tem conseguido abordar os velhos temas e feridas da Nigéria -e do mundo. Nossa viagem segue com o “Brasil Sonoro” e o som da banda paulista Os Barbapapas: um trio experimental de música instrumental que brinca com o jazz, o tropicalismo, sons psicodélicos e exóticos. O disco “DooWooDooWoo" (Fun In The Church) marca a estreia da banda no mercado internacional.

Reggae francês acústico com a banda Dub Inc. nos leva para o Velho Mundo. O novo disco de uma das formações mais importantes do reggae na França reúne várias gravações acústicas e ao vivo num apanhado muito bom da trajetória do grupo em “Acoustic” (Diversité). Depois, descobrimos o novo single da rapper ugandesa radicada na Suíça, Awori (na foto) que junto com o beatmaker francês Twanim fez um disco inteiro em homenagem à rainha malgaxe Ranavalona (Galant Records).

Nossa viagem musica termina em Amsterdã, nos Países Baixos, com a banda Altin Gün. Outro lançamento no Mundo Sonoro. “Yol” (Glitterbeat) traz mais daquela mistura boa de músicas folclóricas turcas, funk, guitarras wah-wah e psicodelia. Mais um programa gravado em casa por causa da pandemia. Respeite os protocolos de saúde e os decretos, fica em casa se você puder, continue usando máscara e higienizando bem as mãos. Vai passar! Vacina para todos!!! Reprise na segunda-feira, 21h. 

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e também está na programação da CBFwebRADIO - GLOBAL MUSIC NETWORK (www.cbfwebradio.com) às segundas-feiras, às 01h, às terças, às 17 horas, às quartas, às 11 horas e sexta, às 14 horas (horário de Brasília). 2ªf - 04:00h; 3ªf - 20:00h; 4ªf - 14:00h e 6ªf - 17:00h (GMT-1) (WET) Londrina (UTC/GMT - 3 horas). Produção e apresentação: Janaína Ávila.

Confira a playlist dessa edição:


1. Urban Village – “Izivunguvungu” (Africa do Sul)

2. Urban Village – “Umhlaba Wonke” (Africa do Sul)

3. Ballaké Sissouko feat Sona Jobarteh – “Djourou” (Mali)

4. Anansy Cissé – “Foussa Foussa” (Mali)

5. Nahawa Doumbia - Hine (Mali)

6. Femi Kuti - Pá Pá Pá (Nigéria)

7. Made Kuti - Free Your Mind (Nigéria)

8. Os Barbapapas - “DooWoo DooWoo” (Brasil - São Paulo)

9. Dub Inc - “RudeBoy” (França)

10. Awori & Twani - Mindful (Uganda/França)

11. Altın Gün - Yüce Dağ Başında (Países Baixos)

12. Altın Gün - Kara Toprak (Holanda)

Siga o Mundo Sonoro nas redes sociais, no Facebook www.facebook.com/mundossonoro e no Instagram: www.instagram.com/mundossonoro


Foto: Nathyfa Michel /Divulgação

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)
Mundo Sonoro #5 - Terceira Temporada (68.4mb)
ARQUIVOS
2021
2020
2019
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM