Ouça a UELFM                             
Produção
Janaína Ávlia
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEL, Janaína atuou como jornalista na área de impresso e assessoria de imprensa na cidade até 2006, quando se mudou para a Itália onde viveu 13 anos. Voltou para a UEL FM primeiro como convidada do Trem das Onze, com uma Coluna e depois, com o Mundo Sonoro na programação da UEL FM, desde 2019.
 
Mundo Sonoro

Mundo Sonoro #3 - Terceira Temporada
12/02/2021
.

Nesse Mundo Sonoro, uma viagem que começa na Escandinávia e termina na África, um passeio pelos ritmos da música e artistas de várias partes do mundo, inspirado pelas relações de amizades e as companhias nesses tempos de pandemia e é por causa dela que esse programa foi gravado em casa. Nesse passeio, começamos com a banda dinamarquesa Kalaha, que sonoramente nos leva até a Turquia, com o som do rapper Pekcan, na trilha sonora da série turca da plataforma Netflix, “Ethos”.

Depois, seguimos viagem até chegar na França, onde a banda indie Thaiti 80 faz uma homenagem aos seus maiores fãs, os japoneses. Depois, vamos para a África do Sul, com o guitarrista Sibusile Xaba junto com Naftali, AshK e Fakazile Nkosi, com uma música do projeto que surgiu para ajudar as bandas e coletivos que precisaram para por causa do Coronavírus. Em Israel, reecontramos o multi-instrumentista israelense Sagit, com vocais de Kadi Coulibaly, do Burkina Faso e Adina Shine, também de Israel. Na Grécia, nos deixamos levar pelo encanto e virtuosismo de Thanos Stravridis e seu acordeão. No Brasil Sonoro, aquela janelinha que dá para o jardim de casa, Tom Zé com uma faixa do CD “Raridades”, um brilhante trabalho de garimpo de faixas pouco conhecidas.

Inspirada pelas águas, a banda polonesa Warsaw Village Band nos leva para passear pelas correntezas, turbilhoes e redemoinhos da microrregião etnográfica perto de Varsóvia, nas margens do rio Urzecze. A tradição griot nos traz de volta para a África, com a pop star Bábani Koné, do Mali. O passeio termina no continente, com o som cheio de energia da banda Jupiter & Okwess, de Kinshasa, na República Democrática do Congo. Um prazer descobrir a potência do líder da banda, Jupiter Bokondji (na foto) que batizou de “Bofenia Rock” essa combinação explosiva de Afropop, ritmos tradicionais congoleses, funk e rock.

O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e está na programação CBFwebRADIO.com.  Produção e apresentação Janaína Ávila. Siga o Mundo Sonoro nas redes sociais: no Facebook -  www.facebook.com/mundossonoro e no Instagram, www.instagram.com/mundossonoro

Confira a playlist dessa edição:

1.Kalaha – “Eymen” (Dinamarca)

2.Kalaha – “Dans Det Op” (Dinamarca)

3.Pekcan – “Demir Perde” (Turquia)

4.Tahiti 80 – Down Town (França)

5.Sibusile Xaba feat. Naftali, AshK, Fakazile Nkosi – “Umadali” (África do Sul)

6.Sagit feat. Kadi Coulibaly e Adina Shine – “Anta La Balo” (Israel /Burkina Faso)

7.Thanos Stavridis – “Wondering” (Grécia)

8.Tom Zé – “Feitiço” (Brasil Sonoro)

9.Warsaw Village Band – “Drifter” (Polônia)

10.Bábani Koné – “Douaden” (Mali)

11.Jupiter & Okwess – “Hello” (Congo)

12.Jupiter & Okwess – “Bakunda Ulu” (Congo)


Foto: Florent de La Tullaye

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)
Mundo Sonoro #3 - Terceira Temporada (41.09mb)
ARQUIVOS
2021
2020
2019
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM