Ouça a UELFM                             
Produção
Janaína Ávlia
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEL, Janaína atuou como jornalista na área de impresso e assessoria de imprensa na cidade até 2006, quando se mudou para a Itália onde viveu 13 anos. Voltou para a UEL FM primeiro como convidada do Trem das Onze, com uma Coluna e depois, com o Mundo Sonoro na programação da UEL FM, desde 2019.
 
Mundo Sonoro

Mundo Sonoro #1 - Terceira Temporada
29/01/2021
.

Ano novo, temporada nova! Nesse primeiro programa de 2021, uma viagem cheia de surpresas e são todas boas, garanto! Começamos pelo Zimbábue com Hallelujah Chicken Run Band, que traz muito ritmo para a nossa pandemia que parece não ter fim. A banda foi quem modernizou a música do Zimbábue, isso no começo da década de 70 do século passado, revolucionando a indústria musical do país. Sem sair do Zimbábue, ouvimos Stella Chiweshe, a "Rainha da Mbira", o nome de uma família de instrumentos musicais tradicionais do povo Shona. Ela é uma percursora, a primeira mulher conseguir uma projeção internacional tocando Mbira, superando muitas barreiras tradicionais, a hegemonia masculina, as regras coloniais e o controle dos missionários brancos. Seguimos viagem e chegamos em Cuba, com a cantora, compositora e violoncelista Ana Carla Maza, com disco novo, todo acústico.

O Mundo Sonoro abre uma janela para o “jardim de casa” a partir de agora, com o Brasil Sonoro, com artistas brasileiros que estão chamando atenção no mercado internacional da world music e quem inaugura o quadro é a baiana, cantora e compositora, Luedji Luna (na foto). O passeio musical segue rumo ao norte, vamos para a Europa com o violinista húngaro Félix Lajkó, agora com uma banda fenomenal. Um resgate da tradição folclórica da Letônia siberiana nos leva a conhecer o projeto “Sventava”, onde fica bem difícil ficar parado (o disco é um dos meus preferidos dessa passagem para 2021. Na Finlândia, curtimos o som progressivo da banda Gájanas, com a vocalista criadora de renas. Pulando e dançando, vamos parar na Rússia, onde termina essa nossa primeira expedição, com o som indie-folk da banda Juna e com o etno-electro da Vetkafolk.

Curta, compartilhe e vem comigo para outras viagens! O Mundo Sonoro faz parte da Transglobal World Music Chart e esse programa pode ser ouvido mais vezes no site da UEL FM e na programação da CBFwebRADIO.com. Mais um programa gravado em casa por causa da pandemia. Confira a playlist do programa.

1.“Mudzimu Ndiringe” - Hallelujah Chicken Run Band (Zimbábue)

2.“Kare Nanhasi “- Hallelujah Chicken Run Band (Zimbabwe)

3.“Chachimurenga” – Stella Chiweshe (Zimbabue)

4. “Te Me Fuiste” – Ana Carla Maza (Cuba)

5. “Uanga” – Luedji Luna (Brasil)

6. “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Agua – Luedji Luna (Brasil)

7. “Ocean Liner” - Lajkó Félix Band (Hungria)

8. “Sirmgalvis Vecītis” – Sventava (Letônia)

9. “Almmi Dolat” – Gájanas (Finlândia)

10. “Yashel Kuzle” – Juna (Russia)

11. “Ne Budite” – Vetkafolk (Rússia)


Mundo Sonoro #1 - Ano III

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)
Mundo Sonoro #1 - Quarentena (38.9mb)
ARQUIVOS
2021
2020
2019
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM