Ouça a UELFM                             
Produção
Janaína Ávlia
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UEL, Janaína atuou como jornalista na área de impresso e assessoria de imprensa na cidade até 2006, quando se mudou para a Itália onde viveu 13 anos. Voltou para a UEL FM primeiro como convidada do Trem das Onze, com uma Coluna e depois, com o Mundo Sonoro na programação da UEL FM, desde 2019.
 
Mundo Sonoro

Mundo Sonoro #13 -Quarentena
14/08/2020
.

A rapper Rebeca Lane é da Guatemala. Sobrinha de um guerrilheira e poeta que foi presa pelo exército no final da guerra civil guatemalteca em 1981 e desapareceu. Ela também é socióloga, e luta pela consolidação do feminismo e da consciência de classe. Ela integra a tracklist desse programa só com vozes femininas, cantando em espanhol, as dores do ser feminino. Uma triste coincidência um programa assim, no mesmo período que o Brasil é varrido pelo drama da menina capixaba de 10 anos, estuprada desde os seis anos de idade pelo tio e que, grávida, precisa recorrer à justiça para ter o direito de abortar. E como se não bastasse, ainda enfrenta a escárnio de outros brasileiros que com a vida dessa menina mulher, se importam muito pouco ou quase nada. No programa, ouvimos "Ni Una Menos", nome também da marcha de protesto contra violência de gênero que aconteceu especialmente na Argentina, Chile e Uruguai em 2015 e que se repetiram no Argentina em 2016, depois do assassinato de Chiara Páez, de 14 anos, grávida e de mais outras quatro mulheres, entre elas, Lucía Perez, de 16 anos, que foi drogada, estuprada e empalada na cidade costeira de Mar Del Plana, um dos feminicídios mais brutais registrados na Argentina.  Bonus track: encerra o programa, o cantor e compositor angolano Waldemar Bastos, que faleceu no início de agosto, vítima de um câncer. Mais um programa gravado em casa por causa da pandemia. O Mundo Sonoro, através da jornalista Janaína Ávila, faz parte da Transglobal World Music Chart.  
1. "La Calle Sera la Calle" - Xiomara Fortuna (República Dominicana)  2. "Rosa Y Azul" - Xiomara Fortuna (República Dominincana)  3. "Sororidad" - Audry Funk (México)  4. "Ni Una Menos" - Rebeca Lane (Guatemala)  5. "Libre, Atrevida y Loca" - Rebeca Lane (Guatemala) feat. Miss Bolivia (Argentina), Ali Gua Gua (Mexico)  6. "Tu No Eres Mi Papi" - Tremenda Jauría (Espanha) feat. Krudas Cubensi (Cuba)  7. "Antipatriarca" - Ana Tijoux (Chile/França)  8. "Renacer" - Masta Quba e Marie V (Mexico)  9. "100 mg" - Mora Lucay (Chile)  10. "Respirar El Alba" - Sofia Viola (Argentina)  11. "La Trenza" - Mon Laferte (Chile) 12. "Que Me Vaya Bonito" - La Otra feat Pascuala Ilabaca A. (Espanha/Chile)   Bonus track  13. "Rainha Ginga" - Waldemar Bastos (Angola)
Foto: Paula Morales / Divulgação

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)
Mundo Sonoro #13 - Quarentena (82.59mb)
ARQUIVOS
2021
2020
2019
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM