Ouça a UELFM                             
Produção
Divisão de Jornalismo UEL FM
Eliete Vanzo (elietevanzo@gmail.com)
Valéria Giani
Patricia Zanin (patriciauelfm@gmail.com)





Contato: (43) 3348-5025
uelfmnoticia@gmail.com
 
Jornalismo

Clube do choro de Brasília
26/07/2018

Especial de choro neste sábado na UEL FM

Roda de choro, com o Clube do Choro de Brasília, é a atração neste sábado, às 11 horas, na UEL FM. O programa também será apresentado dia 2 de agosto, às 17 horas. O Clube do Choro de Brasília está em atividade há 40 anos. A roda foi realizada dia 19 de julho, no Teatro Crystal, pela programação do Festival Internacional de Música de Londrina, com gravação do técnico da UEL FM, Ricardo Lima. 

O programa tem uma hora de duração e traz temas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Almamiro Carrilho, Heitor Avena de Castro, além de composições próprias.

Os músicos deram um show de interpretação e talento: Fernando César (violão), Léo Benon (cavaquinho), Sérgio Morais (flauta transversal) e Valerinho Xavier (pandeiro). Eles são professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello de Brasília (DF), e deram aulas no festival – Prática de Roda de Choro.

Participam do festival pelo terceiro ano seguido. A relação com Londrina até virou tema de uma das músicas do repertório, Comendo sagu. A sobremesa preferida deles na cidade foi composta por Léo Benon. Outra composição do repertório, Um, dois, três, de Sérgio Morais, ele fez ao ser pai dos trigêmeos André, Felipe e Laura. Tem ainda temas de Fernando César em parceria com o irmão, o bandolinista Hamilton de Holanda, um dos mais respeitados no Brasil e no exterior.

Os músicos também tocaram Minhas mãos, meu cavaquinho, de Waldir Azevedo. E contaram a história por trás do tema: na década de 70, em Brasília, o músico e compositor perdeu o dedo anular esquerdo num cortador de grama. A falange foi recuperada e reimplantada, mas ele ficou dois anos afastado do instrumento.  

Sobre os integrantes

Fernando César está na cena musical do choro desde 1981 quando iniciou sua carreira tocando com seu pai e seu irmão. Desde então, se apresentou com Raphael Rabello, Paulinho da Viola e Dino Sete Cordas, em vários países.

Léo Benon é mestre em música pela Universidade de Brasília. Lançou CD solo em 2013 e participou de apresentações com músicos como Carlos Poyares, Evandro Barcellos e Carlinhos Bombril. Já se apresentou e ministrou palestras na Europa e na África.

Sérgio Morais já tocou com as orquestras Filarmônica de Brasília, Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e Sinfônica da UFMT. Já se apresentou com artistas como Altamiro Carrilho, Hamilton de Holanda e Amélia Rabello.

Valerinho trabalhou com Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola e Armandinho. Além disso, já se apresentou em vários países do continente americano, europeu e do oriente médio.

SERVIÇO

Roda de choro, com o Clube do Choro de Brasília

Sábado, dia 28, 11 horas; e quinta, 2 de agosto, 17 horas

Gravação: Ricardo Lima

Edição: Victor Assis

Finalização: Patricia Zanin

 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)


Não há áudios para esta data.
ARQUIVOS
2021
2020
2019
2018
2017
2016
DEZEMBRO
NOVEMBRO
OUTUBRO
SETEMBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
MAIO
ABRIL
MARÇO
FEVEREIRO
JANEIRO
2015
DEZEMBRO
NOVEMBRO
OUTUBRO
SETEMBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
ABRIL
MARÇO
2014
DEZEMBRO
NOVEMBRO
OUTUBRO
SETEMBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
MAIO
ABRIL
MARÇO
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM