Ouça a UELFM                             
Produção
Divisão de Jornalismo UEL FM
Eliete Vanzo (elietevanzo@gmail.com)
Valéria Giani
Patricia Zanin (patriciauelfm@gmail.com)





Contato: (43) 3348-5025
uelfmnoticia@gmail.com
 
Jornalismo

Série sobre epilepsia estreia 2a
11/09/2015

 Além do estigma, a epilepsia fora das sombras é o tema da nova série de reportagens que estreia nesta segunda, dia 14, na UEL FM. As reportagens prosseguem até dia 16, sempre a partir das 10 horas, no jornal UEL FM Notícia.

A Associação Brasileira de Epilepsia contabiliza 3 milhões de pessoas no país com a doença. Em Londrina, dois mil pacientes fazem tratamento, segundo o neurologista Damásio Ramon, coordenador do serviço de epilepsia do ambulatório do Hospital de Clínicas da UEL.

A série é uma produção da estagiária Heloiza Vieira, com supervisão do Núcleo de Jornalismo da rádio. Heloiza entrevistou 12 pessoas entre pacientes, familiares e médicos. As fontes são de Londrina, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O segundo capítulo da série é dedicado ao polêmico uso do canabidiol, substância presente na maconha. O canabidiol tem sido prescrito por neurologistas credenciados e é indicado para epilepsias de difícil controle.

“Ele tomava sete anticonvulsivantes e nada deu certo, nada fazia efeito. Deixamos por último o canabidiol e foi impressionante”, afirma Alexandre Meireles, pai de um menino de 8 anos, do Rio de Janeiro, que sofre de epilepsia de difícil controle.

“O canabidiol é mais um medicamento para epilepsia que pode ser prescrito para crianças que já usaram todos os outros e não conseguiram controlar as crises. Há estudos que comprovam que temos 30% de chance de controlá-las”, explica a neurologista Ana Crystina Crippa, do HC de Curitiba.

Já para Damásio Ramon, “o canabidiol não é superior aos anticonvulsivantes que temos na praça. Os cientistas parecem optar por ele como uma alternativa”.

O também neurologista do HC de Curitiba, Carlos Silvado, defende a realização de testes e a produção científica da substância. É que as restrições impostas pela Anvisa na importação do produto acabam estimulando o cultivo caseiro e a extração artesanal do canabidiol.

O primeiro capítulo da série explica o que é a epilepsia e os tratamentos disponíveis e o terceiro relata estigmas, preconceitos e tabus que envolvem a doença.


 
ÁUDIOS DO ARQUIVO (clique para ouvir)


Não há áudios para esta data.
ARQUIVOS
2021
2020
2019
2018
2017
2016
DEZEMBRO
NOVEMBRO
OUTUBRO
SETEMBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
MAIO
ABRIL
MARÇO
FEVEREIRO
JANEIRO
2015
DEZEMBRO
NOVEMBRO
OUTUBRO
SETEMBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
ABRIL
MARÇO
2014
DEZEMBRO
NOVEMBRO
OUTUBRO
SETEMBRO
AGOSTO
JULHO
JUNHO
MAIO
ABRIL
MARÇO
 
2008 UELFM 107,9 Música e informação em movimento - Todos os direitos reservados

Campus Universitário s/n - CEP 86.051-990 - Londrina-PR - Atedimento (43) 3348-5027 - Jornalismo (43) 3371-4681
Desenvolvimento IMAGINACOM